Plano de Tratamento

Quem tem um menino com 48XXYY precisa de um projeto a curto, médio e longo prazo. Não é possível investir em todas as áreas ao mesmo tempo. Escolha sabiamente!

Conceitos que precisam ser trabalhados na criança:

Eu não tenho defeito. Eu sou diferente

Eu não vou sacrificar minha dignidade para ser aceito pelos colegas

Eu sou uma pessoa legal e interessante

Eu me orgulho de mim

Eu sou capaz de dar certo com outras pessoas

Eu vou pedir ajuda quando precisar

Eu sou digno do respeito e da aceitação dos outros

Eu vou encontrar uma carreira que privilegie meus interesses e habilidades

Serei paciente com aqueles que precisam de tempo para me entender

Eu não desisto de mim

Eu me aceito como sou

Qual é o plano?

O que fazer? Como essas habilidades não vêm “prontas”, ou “automaticamente”, elas precisam ser ensinadas e treinadas. A criança precisa ser levada a pensar sistematicamente. Meu filho tem uma consulta por semana com uma psicopedagoga que trabalha as funções executivas. Na palestra sobre o tratamento de crianças com XXYY, a doutora Nicole Tartaglia apresentou um gráfico que mostra a importância de cada “parte do tratamento” dentro do todo.

Olha só:

Um quarto do investimento em profissionais vai para o suporte escolar e a vida acadêmica. O contato dos pais com a escola deve ser constante, pois é primordial, assim como com os professores particulares. A segunda maior parte fica com a Terapia Ocupacional. Ela é extremamente necessária porque mexe com a coordenação motora fina e ampla. Isso tem muito a ver com a percepção da criança para ela mesma e no ambiente em que está inserida. Aposte em T.O.

 

Sua casa é a escola da vida

A criança precisa ser ensinada a aprender e a completar tarefas. Isso pode ser feito com menos palavras e mais recursos visuais, como quadro branco, checklist, quadro de rotina, desenhos. É interessante usar um comando por vez e palavras-chave. Também é muito importante compartilhar com a criança o processo que nos leva a estabelecer nossos próprios planejamentos, para que ela aprenda conosco.

Lá em casa temos um canal no youtube. Eu o estimulo a contar histórias para treinar o sequenciamento, a fazer receitas de bolo, para categorizar o passo-a-passo da elaboração. Ele monta legos e outros materiais.

A intervenção nas funções executivas se dá em dois níveis: no ambiente e na criança. No ambiente, ele é preparado para reduzir distrações e proporcionar mais estrutura para a criança. No nível da criança, antecipar os problemas que disparam o descontrole e impedi-los e treinamento em estratégias para que driblem as dificuldades.

Exemplo: para melhorar a memória funcional você pode melhorar a forma de instruir a criança sendo mais conciso e claro. Dê um comando por vez e repita se necessário; peça para a criança repetir o que está sendo pedido; dê ferramentas para anotar (computador, papel). Se ela está lendo um livro, anote num papel os nomes dos personagens, o que está acontecendo, o lugar.