Características dos Aspergers




Ser “Aspie” num mundo neurotípico pode ser extremamente exaustivo e desafiador. Um menino com Asperger declarou ao autor Tony Atwood: “Ser amigo suga toda a energia do meu cérebro”.


Solidão

O indivíduo com Asperger pode se sentir exausto com a crescente complexidade e mudanças nas amizades, o que pode gerar isolamento e solidão.
Na solidão, ele não tem uma dificuldade qualitativa na interação social. Precisa haver duas pessoas para interagir e quando a pessoa está sozinha não há evidência de falta de interação. Não há dificuldade de fala, nem peculiaridade na linguagem. A criança pode se engajar num interesse especial pelo tempo que desejar sem que seja julgado como a atividade fosse anormal na intensidade e no foco.
A solidão é uma das maiores ferramentas de restauração emocional para quem tem Asperger. Ficar sozinho é uma maneira efetiva de se acalmar e muito prazerosa, especialmente quando há o engajamento numa atividade de interesse especial, um dos grandes prazeres de alguém com Asperger.
As crianças assim trabalham duas vezes mais na escola, porque precisam aprender tanto o currículo acadêmico quanto o social.
Diferentemente de outras crianças, elas precisam usar as habilidades cognitivas muito mais que intuição para socializarem e fazerem amigos.
É por isso que, ao final de um dia de escola, a criança já teve experiência social suficiente e precisa desesperadamente descansar na solidão. Ela pode facilitar a aprendizagem, uma vez que a criança com Asperger, na escola, precisa misturar à aquisição de conhecimento o esforço social e linguístico. A dificuldade nessas duas últimas pode prejudicar o entendimento acadêmico
Quando estão sozinhas, especialmente no quarto, a hipersensibilidade nas experiências sensoriais pode ser consideravelmente reduzida. Não é bom mudar os móveis da criança de lugar, pois o quarto é seu santuário.
Ansiedade
A variedade, o que muda, não é apreciado por quem tem Asperger. Há uma forte determinação em manter os eventos diários, e o nível de ansiedade sobe consideravelmente quando há mudança de rotina. Eventos específicos associados ou que provocam um aumento de ansiedade devem ser evitados.
Interesses específicos
Os interesses podem ser incomuns no foco (por exemplo, fotografia de tampas de ralos, ou coleção de pilhas) ou na intensidade (por exemplo, alguém que gosta tanto de cavalos que gostaria de viver no estábulo).
Os interesses incomuns e específicos podem durar um tempo ou várias décadas. Eles têm muitas funções, como por exemplo, ser um pensamento que bloqueia a ansiedade, ou um pensamento que restaura a calma depois de uma socialização exaustiva, ou como uma atividade extremamente prazerosa e antídoto da depressão.
O interesse pode envolver a criação de um mundo paralelo alternativo que pode ser mais confortável às questões da síndrome de Asperger.
Questões sensoriais
O diagnóstico de Asperger coloca a hipersensorialidade, ou a sensibilidade sensorial, como característica marcante da síndrome. Essa característica tem sido clara e repetidamente relatada por pais e professores.
Muitas vezes, a retração social não se deve a uma confusão sobre como se portar, mas uma forma de evitar uma experiência sensorial que causa exaustão. Exemplos comuns: agonia de pegar em massinha + repúdio a pisar em areia ou grama + resistência em comer molhos ou alimentos em pasta, como vitaminas + evita cheiros e gostos fortes + se descontrola com sons altos e muita gente falando ao mesmo tempo, como em shoppings ou praças de alimentação.
Há necessidade de se investigar a síndrome de Asperger mais a fundo, particularmente os aspectos da percepção sensorial. Muitos pacientes têm desesperadamente vontade de diminuir a sensibilidade ao som e a outras experiências sensoriais de tato e olfato.
